segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Fichamento, como fazer?

Servem para identificar e selecionar um material que poderá ser utilizado em uma nova oportunidade, as fichas quando são elaboradas pelo aluno desde o inicio do curso servirão de facilitador para a construção de um artigo cientifico ou monografia por exemplo. A organização de uma ficha irá auxiliar o discente na construção de qualquer trabalho acadêmico sem mencionar que este, pode e deve funcionar como um facilitador para a memoria.
As fichas permitem identificar as obras de autores, conhecer e listar partes do seu conteúdo, fazer citações (clique AQUI para aprender a fazer citações), analisar o material e também elaborar as críticas.
Tradicionalmente as fichas possuem três tamanhos, a pequena de 7,5x12,5 cm, média de 10,5x15,5 cm e a grande medindo 12,5x20,5cm. Embora este tipo de fichamento seja o mais usual não podemos ignorar a tecnologia e se para você o melhor é catalogar em algum aplicativo do office ou armazenamento em nuvem por exemplo, então faça.
Cabeçalho – deve conter o título, o título genérico remoto, o título genérico próximo e o número de classificação  mais o código indicativo da sequência.
 Referência bibliográfica – segue as normas ABNT, já expliquei como fazer em outro post, você poderá vê-las AQUI.
 Corpo ou texto – é o teor em si com a indicação da obra, local.
Indicação da obra – serve para uma posterior consulta ou utilização em nova atividade acadêmica.
Local – descrever a localização para encontrar o material.
Conteúdo das fichas – constitui o corpo contendo citações, resumo, esboço e comentário.

Tipos de fichas:
Bibliográfica – pode ser de obra inteira ou apenas parte dela, deve conter o que é abordado, os problemas tratados, as contribuições realizadas, as conclusões etc.
Citações – reprodução de frases que auxiliem o estudo em questão lembre-se que deve seguir a ABNT com a transcrição entre aspas, contendo número da página.
Resumo ou conteúdo – este é um pouco diferente, pois deve ser elaborado pelo leitor, é de sua responsabilidade redigir o conteúdo que considera importante. Lembrando que deve ser curto.
Esboço – é detalhada e mais extensa que as demais, exige a indicação das páginas visto que não há obrigatoriedade de páginas contínuas.
Comentário ou Analítica – é a interpretação pessoal das idéias do autor no decorrer do trabalho, pode ser feita a comparação de obras diferentes mas com o mesmo tema.


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Como fazer uma pesquisa bibliográfica?

A pesquisa bibliográfica inclui várias etapas que tanto servem para um plano de leitura, como para serem utilizadas em fichamentos e posteriormente servir de base teórica para o estudo, sendo este o mais comum.
A escolha do tema é a parte inicial do estudo, é ele que expõe, que irá mostrar a dificuldade encontrada pelo aluno e que ainda não possui uma solução, a busca por esta solução, o seu ponto de vista de acordo com a base teórica, direcionar a avaliação crítica do que foi abordado e a saída para ele. De certo o aluno em formação universitária deve escolher um tema que seja prazeroso para ele discorrer e investigar, assim ficará mais interessante a pesquisa e com fundamentação sólida da sua base teórica. O tempo é um fator determinante em qualquer atividade acadêmica então quando for iniciar uma pesquisa se pergunte, quanto tempo disponho para dedicar-me a ela?
A elaboração do plano de trabalho nós já conhecemos, é formada por três partes: introdução, que traz a formulação clara e simples sobre o tema, nela você descreve a importância da pesquisa, a metodologia empregada e proporciona a síntese da questão; desenvolvimento, nele você irá explicitar a fundamentação lógica apresentada, apresentar suas ideias com base no que foi exposto anteriormente, argumentar e discutir sobre o assunto; a conclusão é o resumo completo de tudo que foi exposto, a complementação e finalização do raciocínio com base em tudo que fora apresentado.  
Identificar e localizar o tema, que pode ser encontrado em uma biblioteca, numa revista científica ou periódico, guardando a bibliografia para consulta posterior. O fichamento é uma ótima fonte de referencia, pois nela é possível transcrever tudo que seja necessário para encontrar o material já pesquisado com facilidade.
O ideal é que o discente faça pesquisas bibliográficas desde o início do curso e catalogue em fichas todas elas, assim ficará muito mais fácil e rápido encontrar o material que deverá ser utilizado em uma atividade por exemplo.
Feito isso poderá recorrer ao material com facilidade e agilidade sempre que for preciso, além de manter um conteúdo diversificado pra ser apresentado e discutido em meio acadêmico.