quinta-feira, 7 de julho de 2016

Como estruturar um trabalho acadêmico

Como apresentei em outro post a formatação e estrutura básica de um trabalho, agora irei mostrar a você uma estrutura detalhada, ela contém duas partes a interna e a externa com elementos opcionais em sua composição, vejamos a seguir.

Parte Externa:
Capa – é um elemento que não poderá faltar nunca nos trabalhos, sejam eles dos mais simples aos mais completos.
Lombada – é o que chamamos de dorso, uma parte da capa. Nela deve conter o nome do autor, o título, a numeração de identificação do volume assim como a data. Outro elemento importante que deve conter é a logomarca da editora. A lombada é opcional no trabalho.

Parte Interna:

Elementos pré-textuais:
Folha de rosto;
Errata (opcional) é utilizada quando há algum erro no trabalho impresso sendo que, para corrigir, utiliza-se a expressão ERRATA seguida pela referencia do trabalho indicando a folha, linha, onde se lê, leia-se;
Dedicatória (opcional);
Agradecimentos (opcional);
Epígrafe (opcional);
Resumo na língua vernácula;
Resumo em língua estrangeira;
Lista contendo todas as ilustrações é opcional, deve ser apresentada na ordem em que as imagens aparecem com o título e número da página;
Lista contendo as tabelas (opcional);
Lista das abreviaturas e siglas utilizadas (opcional);
Lista dos símbolos empregados (opcional);
Sumário.

Os elementos textuais:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão.

Por fim os elementos pós-textuais:
Referências;
Glossário deve ser apresentado em ordem alfabética (opcional);
Apêndice (opcional);
Anexo (opcional);

Índice (opcional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário