Para quem está ingressando
na vida acadêmica o seminário pode dar a impressão de ser complicado, pois muitos
têm dificuldade de falar em público, mas veremos que a partir do momento em que
é desvendada toda a estrutura e funcionamento a apresentação flui normalmente e
sem mistérios.
Geralmente o seminário fica
entre 5 e no máximo 12 integrantes, este é o modelo básico, o que não impede
uma instituição de estabelecer seu próprio modelo, já vi seminário com 3
participantes por exemplo. A intenção neste tipo de atividade é buscar do aluno
a capacidade de pesquisa, de trazer o conhecimento, para que adquira o hábito
do raciocínio, agora o estudante não receberá a informação pronta, mas terá que
busca-lá, será preciso analisar os fatos e refletir sobre eles.
O roteiro do seminário
contém os temas a serem apresentados, que são facilmente encontrados em livros,
revistas científicas, periódicos, dentre outros, não podemos deixar de citar
àqueles documentos facilmente encontrados na internet, existem dois tipos de
conteúdo:
Senso comum – é todo e
qualquer tipo de informação sem base científica, esse conteúdo pode ser
encontrado no Wikipédia por exemplo. O que quero dizer é que o conteúdo não
possui uma base fundamentada por uma pesquisa científica ou estudo que garanta
a veracidade das informações por mais que elas sejam realmente verídicas, este
tipo de conteúdo não serve para um trabalho acadêmico.
Conhecimento científico – é a
base que servirá de fundamentação num trabalho acadêmico, pois existe base
teórica e estudo cientifico sólido, este tipo de material é encontrado em
livros didáticos, podem também ser publicados pela comunidade científica
através da Scielo dentre outras.
A duração do seminário varia entre 30 minutos
e 1 hora, dependerá da quantidade de participantes em cada equipe.
Seguindo com o roteiro, quando
o trabalho estiver pronto e dentro das normas ABNT (você poderá ver as configurações
de um trabalho já explicadas aqui no blog) deve ter em mente as seguintes
orientações:
Plano da apresentação –
ordenar a parte que cada integrante irá apresentar;
Dividir o tempo – cada pessoa
terá um tempo determinado para seguir com sua parte na apresentação, extrapolar
o tempo significa tirar o tempo do próximo a falar e isso é perigoso para a equipe
que será penalizada perdendo pontos;
O discurso deve ser realizado
de forma clara, objetiva, concisa usando expressões que façam com que o ouvinte
compreenda o raciocínio;
A linguagem corporal é
importante, nada de passear de um lado para o outro enquanto apresenta o
trabalho. Postura ereta e movimentos leves são mais indicados;
Ensaio da apresentação, sim isso mesmo, quem estuda e apresenta em voz alta aprende a lhe dar com um auditório cheio, se você já sabe o que vai falar fica confiante, eloquente e não corre o risco de "dar branco" durante a apresentação.
Não é regra mas visualmente
falando uma equipe que se apresenta bem vestida, se posicionam em ordem de
apresentação expõe que tudo foi planejado antecipadamente e a equipe está
pronta, feito isso, boa apresentação.
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