quarta-feira, 13 de julho de 2016

Índice

Muitas pessoas acham que índice e sumário são a mesma coisa, mas definitivamente não são. O índice é normalizado pela NBR 6034, abaixo veremos como utilizá-lo.
O índice fica localizado no final do documento.
Pode conter informações extraídas de um documento como notas explicativas, apêndices, anexos etc.
Deve informar o tipo de conteúdo que será visto pelo leitor, se é índice cronológico, índice de assunto etc.
Cada entrada deve permanecer em uma linha separada e com recuo da esquerda para a direita sempre que existirem subcabeçalhos.
Se por acaso estes subcabeçalhos se estenderem de uma página até à pagina seguinte, devera ser repetido o cabeçalho acrescentando a palavra “continuação” entre parênteses mesmo ou em itálico.
No inicio dos cabeçalhos o ideal é evitar utilizar artigos, adjetivos ou conjunções.
Se necessitar pode ser acrescentada alguma expressão modificadora para explicitar o significado.
Ex.: Santos Silva, Presidente do Brasil
       Santos Silva (Cidade)
O índice remissivo pode ser elaborado para explicar um termo que possui sinônimo para o termo escolhido, do termo popular para o técnico ou cientifico do termo antiquado para o contemporâneo, de uma sigla para o nome completo da organização.
Quando utilizar as palavras ver e ver também é correto utilizar itálico, negrito ou sublinhado.
Ex.: Trabalho ver também emprego.
Se um termo abranger diversas páginas consecutivas pode empregar a numeração ligada por hífen.
Ex.: Estratégico, 5-9
No entanto se as seções forem paginas não consecutivas deverão ser separadas por vírgula.
Ex.: Estratégico, 5,9
Por fim, pode incluir também  mais de um volume ou parte.
Ex.: Estratégico, pt. 5, 9.
Agora você já sabe como criar um índice! 






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