Na hora de realizar uma
apresentação surgem muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode conter em
um trabalho, por isso resolvi fazer um passo a passo com as regras mais usuais
indicadas pelos professores.
A duração da apresentação
segue de acordo com a determinação da banca, monografia geralmente são 30
minutos, já um artigo científico 15, mas tudo depende do que a instituição
permite e o que não pode é ultrapassar o tempo estabelecido pois, além de
perder pontos indica que o discente não se planejou corretamente para a
apresentação.
A
estrutura básica de uma apresentação é:
O título;
A introdução;
Os objetivos;
Desenvolvimento;
Os resultados;
E a conclusão;
Por fim as referências.
Pode
|
|
Capa
|
No primeiro slide deve conter o título do
tema centralizado, nome do participante alinhado à esquerda ou direita.
|
Título
|
Em cada slide deve conter o título do tema
abordado, a fonte pode ficar entre.
|
Corpo
do texto
|
Cada slide deve ter palavras-chave por
tópico para direcionar o assunto a ser tratado pelo orador. Caso não seja
possível o ideal é utilizar frases curtas. As margens devem ficar a 1 centímetro
da borda dos slides, jamais devem ultrapassá-los.
|
Gráfico
|
Caso seja necessário pode usar o gráfico
para melhor entendimento dos ouvintes.
|
Vídeo
|
A função do vídeo é de complementação da
apresentação, nunca o vídeo deve ser maior que a apresentação. Um vídeo curto
pode enaltecer a apresentação e fechá-la com chave de ouro.
|
Logomarca
|
A logo da instituição de ensino deve estar
presente do primeiro ao último slide, o power point é excelente na hora de
alterar a cor da logo para adaptar ao seu slide. Ela deve ficar no canto
inferior esquerdo ou inferior direito do slide.
|
Fonte
|
A fonte ideal é a Arial ou Times New Roman,
o tamanho maior para título e menor para os tópicos.
|
Parágrafo
|
O título deve ser centralizado e o corpo do
texto justificado.
|
Cores
|
As melhores cores são aquelas que permitem
a leitura com facilidade e ao mesmo tempo são bonitas. O básico é o preto com
fundo branco, mas podemos deixar o visual mais bonito sem atrapalhar a
leitura usando, azul com fundo branco, branco com fundo azul, preto com fundo azul a regra aqui é o bom senso, geralmente estas
são as cores mais elogiadas pelos mestres.
|
Conclusão
|
A conclusão é o fechamento do raciocínio
deve ser breve e conciso.
|
Agradecimento
|
Ao final dos slides o ideal é colocar a
palavra Obrigado (a)! Para que as pessoas saibam que a apresentação acabou.
|
Referências
|
Por último as referências elas devem
aparecer porque é a base da estrutura do trabalho, ela que auxiliou na
pesquisa.
|
Salvar
|
Salve o documento em apresentação do power
point, mas se desejar uma garantia extra salve também em PDF pois isto permitirá
que a formatação usada seja mantida, afinal é sempre bom ter um backup.
|
Não
pode:
|
|
Muito
texto
|
Colocar muito texto no slide distrai as
pessoas que passam a ler ao invés de prestar atenção no apresentador, além da
poluição visual pode indicar insegurança por parte do discente que passa a
impressão que não domina o conteúdo.
|
Transição
de slides, com efeito. Vale o mesmo para animação.
|
Uma transição de slides
com muitos efeitos pode descaracterizar a apresentação do trabalho deixando-o
informal demais, existem vários tipos de transições e elas podem atrasar o
andamento da apresentação, tenha muito cuidado.
|
Gifs
|
O melhor é esquecer que eles existem, os
gifs tiram totalmente a atenção das pessoas para o que esta sendo dito e
dispersa a concentração.
|
Fonte
Pequena
|
Nunca use fonte menor que 18 isso atrapalha
a leitura.
|
Cores
que dificultem a leitura.
|
Algumas cores utilizadas na fonte quando
contrastam com o plano de fundo se tornam difíceis de ler e causam uma má
impressão, evite cores e combinações fortes como verde
limão, amarelo, vermelho sangue etc.
Lembre-se que algumas
pessoas são daltônicas e este tipo de cor vai atrapalhar a leitura.
|
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário