segunda-feira, 25 de julho de 2016

Slide para apresentação de TCC e Seminário

Na hora de realizar uma apresentação surgem muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode conter em um trabalho, por isso resolvi fazer um passo a passo com as regras mais usuais indicadas pelos professores.
A duração da apresentação segue de acordo com a determinação da banca, monografia geralmente são 30 minutos, já um artigo científico 15, mas tudo depende do que a instituição permite e o que não pode é ultrapassar o tempo estabelecido pois, além de perder pontos indica que o discente não se planejou corretamente para a apresentação.

A estrutura básica de uma apresentação é:
O título;
A introdução;
Os objetivos;
Desenvolvimento;
Os resultados;
E a conclusão;
Por fim as referências.

Pode
Capa
No primeiro slide deve conter o título do tema centralizado, nome do participante alinhado à esquerda ou direita.
Título
Em cada slide deve conter o título do tema abordado, a fonte pode ficar entre.

Corpo do texto
Cada slide deve ter palavras-chave por tópico para direcionar o assunto a ser tratado pelo orador. Caso não seja possível o ideal é utilizar frases curtas. As margens devem ficar a 1 centímetro da borda dos slides, jamais devem ultrapassá-los.
Gráfico
Caso seja necessário pode usar o gráfico para melhor entendimento dos ouvintes.

Vídeo
A função do vídeo é de complementação da apresentação, nunca o vídeo deve ser maior que a apresentação. Um vídeo curto pode enaltecer a apresentação e fechá-la com chave de ouro.

Logomarca
A logo da instituição de ensino deve estar presente do primeiro ao último slide, o power point é excelente na hora de alterar a cor da logo para adaptar ao seu slide. Ela deve ficar no canto inferior esquerdo ou inferior direito do slide.
Fonte
A fonte ideal é a Arial ou Times New Roman, o tamanho maior para título e menor para os tópicos.
Parágrafo
O título deve ser centralizado e o corpo do texto justificado.


Cores
As melhores cores são aquelas que permitem a leitura com facilidade e ao mesmo tempo são bonitas. O básico é o preto com fundo branco, mas podemos deixar o visual mais bonito sem atrapalhar a leitura usando, azul com fundo branco, branco com fundo azul, preto com fundo azul a regra aqui é o bom senso, geralmente estas são as cores mais elogiadas pelos mestres.
Conclusão
A conclusão é o fechamento do raciocínio deve ser breve e conciso.
Agradecimento
Ao final dos slides o ideal é colocar a palavra Obrigado (a)! Para que as pessoas saibam que a apresentação acabou.
Referências
Por último as referências elas devem aparecer porque é a base da estrutura do trabalho, ela que auxiliou na pesquisa.

Salvar
Salve o documento em apresentação do power point, mas se desejar uma garantia extra salve também em PDF pois isto permitirá que a formatação usada seja mantida, afinal é sempre bom ter um backup.


Não pode:


Muito texto
Colocar muito texto no slide distrai as pessoas que passam a ler ao invés de prestar atenção no apresentador, além da poluição visual pode indicar insegurança por parte do discente que passa a impressão que não domina o conteúdo.
Transição de slides, com efeito. Vale o mesmo para animação.
Uma transição de slides com muitos efeitos pode descaracterizar a apresentação do trabalho deixando-o informal demais, existem vários tipos de transições e elas podem atrasar o andamento da apresentação, tenha muito cuidado.

Gifs
O melhor é esquecer que eles existem, os gifs tiram totalmente a atenção das pessoas para o que esta sendo dito e dispersa a concentração.
Fonte Pequena
Nunca use fonte menor que 18 isso atrapalha a leitura.

Cores que dificultem a leitura.
Algumas cores utilizadas na fonte quando contrastam com o plano de fundo se tornam difíceis de ler e causam uma má impressão, evite cores e combinações fortes como verde limão, amarelo, vermelho sangue etc.
Lembre-se que algumas pessoas são daltônicas e este tipo de cor vai atrapalhar a leitura.


 Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário